Saiba reconhecer sinais de transtorno alimentar durante o tratamento com tirzepatida, entender a diferença para a fome fisiológica e saber quando procurar ajuda.
Canetas emagrecedoras e transtorno alimentar são temas que raramente aparecem juntos nas conversas do dia a dia, mas a convivência entre eles é real. Segundo a bula da tirzepatida aprovada pela Anvisa, o medicamento, um duplo agonista dos receptores GIP e GLP-1, costuma reduzir o apetite e aumentar a saciedade. Para quem acompanha o tratamento, isso pode ser exatamente o esperado. Só que a linha entre um efeito esperado e um problema nem sempre é nítida.
Por que o assunto merece atenção
Apetite reduzido é um efeito esperado do tratamento, e é justamente isso que torna difícil perceber quando a redução passa do ponto. Quando a balança desce, é fácil comemorar cada quilo e ignorar o resto. O corpo e a cabeça costumam dar outros sinais, e eles chegam devagar.
Há ainda um grupo que pede cuidado extra. Quem já viveu algum transtorno alimentar pode se sentir atraído pela ideia de controlar a fome de forma tão direta. Para essas pessoas, o medicamento pode virar mais um instrumento de restrição sem que se perceba a diferença. Contar esse histórico à equipe antes de começar ajuda a evitar confusões depois.
Este texto foi escrito para quem usa ou pensa em usar tirzepatida e para familiares que querem entender o que observar. Ele não substitui consulta médica nem o acompanhamento com psicólogo ou nutricionista. Se você quer ler mais sobre a rotina com a medicação, os conteúdos do TirzeBlog podem ajudar a organizar as perguntas para a próxima consulta.
Antes de tudo, leia a bula. A bula da tirzepatida aprovada pela Anvisa traz indicações, advertências e reações adversas, e entre as gastrointestinais estão náusea, vômito, diarreia e constipação. Ao consultá-la no Bulário Eletrônico da Anvisa, anote a data da versão, porque bulas são revisadas com o tempo.
Fome fisiológica, saciedade e transtorno alimentar: onde está a diferença
Saciedade precoce e perda de apetite fazem parte da ação do medicamento. A pessoa termina a refeição antes do habitual e sente menos vontade de comer ao longo do dia. Isso, por si só, não indica transtorno alimentar.
O transtorno envolve outra coisa. Ele aparece quando há sofrimento intenso, perda de controle sobre o que e quanto se come, ou comportamentos feitos para compensar a comida. A diferença costuma estar menos no número da balança e mais no contexto em que a pessoa come pouco.
Uma pergunta ajuda a separar os cenários: a pessoa come pouco porque não sente fome, ou porque tem medo de engordar? No primeiro caso, o apetite está menor e a pessoa se sente bem com isso. No segundo, a recusa vem acompanhada de ansiedade, contagem obsessiva e culpa quando algo foge do plano.
O DSM-5-TR, manual de referência da Associação Americana de Psiquiatria, descreve quadros como anorexia nervosa, bulimia nervosa, transtorno da compulsão alimentar periódica e transtorno de evitação/restrição da ingestão alimentar. Os critérios exatos são extensos e devem ser lidos na versão original, por isso este texto não os reproduz. Quem tem dúvida sobre um quadro específico deve buscar avaliação profissional.
Há relatos de pessoas que desenvolveram sintomas alimentares durante o uso de medicamentos para emagrecer. Eles merecem atenção, mas este texto não afirma que a tirzepatida causa transtornos. Os relatos devem ser entendidos como relatos, e a relação entre o medicamento e cada caso precisa ser avaliada por quem acompanha a pessoa.
Sinais comportamentais que pedem atenção
Alguns comportamentos chamam mais atenção do que outros. Observe se eles se repetem por semanas, e não apenas em um dia difícil.
- Pular refeições de forma sistemática, recusar grupos inteiros de alimentos e ficar muito ansioso diante de comida fora da rotina.
- Episódios de perda de controle seguidos de culpa intensa, comer escondido, guardar comida, vomitar de propósito, usar laxantes ou diuréticos sem indicação e fazer exercício excessivo para «queimar» o que foi comido.
- Obsessão com balança, medidas corporais e contagem de calorias que ocupa boa parte do dia.
Vários desses comportamentos correspondem a critérios descritos no DSM-5-TR, como episódios de perda de controle e comportamentos compensatórios. Este texto não reproduz esses critérios nem cita percentuais de prevalência. Se algum item lembra a rotina de alguém próximo, o passo seguinte é conversar com a equipe de saúde, e não tentar diagnosticar em casa.
Sinais físicos e emocionais que merecem olhar atento
Perda de peso acelerada que não para, queda de cabelo, frio constante e menstruação irregular ou ausente pedem avaliação médica sem demora. Algumas dessas mudanças podem ter outras causas, e só um exame clínico consegue separar uma coisa da outra.
Irritabilidade, afastamento de amigos e familiares e a sensação de que a comida virou o centro de tudo também contam. Muita gente atribui cansaço e mau humor ao tratamento, quando podem ser sinal de algo mais sério.
O cansaço do tratamento costuma melhorar com ajustes combinados com a equipe e não vem acompanhado de medo intenso de comer. Já um sinal de alerta tende a se intensificar, a se espalhar pela rotina e a trazer sofrimento. Para acompanhar essas mudanças, a página de conteúdos do TirzeBlog traz textos úteis, e assuntos como tontura e alterações de humor têm espaço próprio por lá.
Quando procurar ajuda e com quem falar
Quem usa tirzepatida deve voltar ao médico que prescreveu e relatar exatamente o que está acontecendo, sem minimizar. Dizer «não é nada demais» na consulta tira da equipe a informação de que ela precisa para decidir o próximo passo.
Em geral, o cuidado funciona melhor em equipe. Um psicólogo com experiência em comportamento alimentar, um nutricionista e, se necessário, um psiquiatra podem atuar juntos, e o próprio médico pode orientar esse encaminhamento. Esse acompanhamento pode ajudar a reorganizar a alimentação e a lidar com a ansiedade, mas nenhum medicamento resolve sozinho um transtorno alimentar.
Em situação de crise ou se surgirem pensamentos de autolesão, não espere a próxima consulta. Procure um serviço de urgência ou um CAPS, unidade do SUS voltada à saúde mental. Também é possível ligar para o CVV no 188, que atende 24 horas. Confira os canais atuais nos sites oficiais antes de depender deles em um momento difícil.
Como conversar com quem está em tratamento
Familiares que querem preparar essa conversa podem começar pelos textos do TirzeBlog, que explicam o tratamento sem alarmismo. Ao falar, comece pela preocupação, e não pelo julgamento. Descreva o que você observou, como «notei que você tem pulado o almoço quase todos os dias», em vez de comentar o corpo da pessoa.
Evite comentários sobre peso e aparência. Frases como «você está ótimo» quando ligadas a emagrecimento parecem gentis, mas tendem a premiar justamente o comportamento que preocupa. Prefira perguntar como a pessoa está se sentindo com a alimentação e com a rotina.
Ofereça companhia para a consulta junto com o médico e sugira marcar a conversa sem pressa, em um momento tranquilo. Quem se sente acompanhado costuma ter mais coragem para falar do que está acontecendo.
O que fazer a partir de agora
O tratamento com tirzepatida deve ser conduzido por uma equipe de saúde, com acompanhamento periódico. Retomar as consultas, mesmo quando tudo parece estável, é a forma mais segura de perceber mudanças antes que elas se agravem.
Sinais de alerta não são falha de caráter nem fraqueza. Pedir ajuda é um passo prático e comum, e muita gente que passou por isso encontrou caminho depois de conversar com alguém de confiança.
Que tal começar hoje? Anote, por alguns dias, as mudanças que você percebe na fome, no humor, no sono e na relação com a comida. Leve essas anotações para a próxima consulta, porque elas ajudam a equipe a enxergar padrões que a memória deixa passar.
Perguntas frequentes
A tirzepatida causa transtorno alimentar?
Não há base para afirmar isso. Existem relatos de sintomas alimentares durante o uso de medicamentos para emagrecer, e eles merecem avaliação individual com a equipe que acompanha o caso.
Perder o apetite com a tirzepatida já é sinal de transtorno?
Não necessariamente. Saciedade precoce e menos fome fazem parte do efeito esperado. A questão é se há sofrimento, perda de controle ou medo intenso de comer.
Posso contar ao médico que tenho medo de engordar?
Sim, e é recomendável. Relatar esse medo permite que a equipe ajuste o plano e faça o encaminhamento adequado.
Para quem ligar em um momento de crise?
Ligue para o CVV no 188, que atende 24 horas, ou procure um serviço de urgência ou o CAPS da sua região.
Fontes
Aviso: Este conteúdo é apenas informativo e não substitui orientação médica profissional. Consulte sempre seu médico antes de iniciar, alterar ou interromper qualquer tratamento.
Ozempro — Monitor GLP-1
Você não precisa passar por isso sozinho
Conecte-se com quem está na mesma jornada GLP-1: apoio, motivação e histórias reais de quem entende o que você sente.
ou baixe o app